Que impacto terá a ausência da EA na E3 2016?

Esta semana tem sido marcada pelo anúncio por parte da EA de que iria ter o seu próprio evento entre dias 12-14 de Junho no Club Nokia, mesmo ao lado do Los Angeles Convention Center onde irá decorrer a E3 entre dias 14 e 16 do mesmo mês.


Será o Fim da E3?

A grande questão que se levanta é se as outras principais marcas da industria seguirão o mesmo caminho, já à alguns anos que a conferência de Nintendo deixou de ser feita da forma como a conhecemos, a Bethesda também decidiu fazer a sua conferência no ano passado um pouco antes do normal, embora tenha tido o seu espaço na E3.

A Sony também tem apostado em vários eventos ao longo do ano como o Playstation Experience, que retiram algum protagonismo à feira de Los Angeles, e que deixa o mês de junho com menos anúncios relevantes do que o habitual. 


Grandes jogos de fora da E3 2016

A realidade é que a EA tem tido um grande peso na E3 e a sua ausência significa que jogos como FIFA 17, Mass Effect: Andromeda, a próxima entrada de Battlefield, Mirror's Edge, quem sabe o próximo Need for Speed e muitas outras possíveis surpresas serão mostradas nesse novo evento de seu nome EA Play e ficarão completamente de fora da maior feira de videojogos mundialmente conhecida.

Embora seja provável que se algum exclusivo para uma das consolas for revelado deverá ter o seu destaque na E3 embora no stand de outra marca, como por exemplo a tão especulada exclusividade temporária de Battlefield 5 para a Xbox One.



Nova forma de apresentar as novidades

Embora a EA vá continuar a ter uma conferência no EA Play a sua decisão tem vindo a seguir a moda de fugir ás grandes feiras e apresentar jogos nas redes sociais e serviços de stream/video ou até mesmo neste caso no seu próprio evento, porque de hoje em dia tanto pequenos como médios produtores e editoras têm feito uso destes meios alternativos para revelar os seus jogos.

As grandes vantagens por de trás deste modelo de apresentação é seu custo muito reduzido ou nulo no caso da apresentação nas redes sociais, a projecção online que pode tomar e claro a data não tem de ser definida por um evento podendo assim o jogo ser revelado no momento em que as editoras acharem mais adequado.



O que vai mudar para os jogadores

Felizmente para os jogadores não vai mudar nada e a isso acontecer será para melhor, pois teremos um evento fora da confusão da E3 que nos deixa mais algum espaço para digerir os anúncios, gameplays e outras novidades mostradas, depois o facto de ser um evento próprio fará com que haja muito mais detalhe seja na apresentação como no espaço onde serão exibidas as novidades, principalmente para quem vai atender a EA Play que pode esperar um ambiente muito mais ao estilo dos jogos da Eletronic Arts.

Já para os profissionais da industria por um lado vai oferecer mais tempo para testar as novidades e retirar alguma carga extra na E3 2016, por outro como o evento irá ser alguns dias antes da E3 irá obrigar a um maior esforço financeiro da sua parte.




A Tradição será mantida

No final o que os gamers mais querem não será perdido, aquela hora do dia em que nos sentamos em frente do computador e colocamos os phones para não perder pitada da conferência, aquela sensação de puro hype quando a nova entrada do nosso jogo favorito é anunciada, quando ficamos surpresos com aquele anuncio inesperado e mal podemos esperar para pôr as mão naquele jogo.

No dia 12 cá estaremos mais uma vez para ver as novidades que a EA nos vai trazer para 2016 e 2017.

Enviar um comentário

0 Comentários