Aquisição da Bethesda pela Microsoft : O que esperar?

 A Bethesda e os seus estúdios são a mais recente adição à família da Microsoft Studios, esta semana foi aprovado e tornado oficial o negocio da compra da ZeniMax 7.6 biliões de dólares. Mas o que isto significa para o futuro da companhia que tem em mão das maiores propriedades intelectuais do mundo dos videojogos?   

A primeira questão que nos vêm à mente poderá estar relacionada com um dos próximos projetos da Bethesda, Deathloop foi anunciado como exclusivo PS5 nas consolas. E será uma situação um pouco estranha, este novo IP com tanto potencial ficar de fora das consolas Xbox, apesar de pertencerem à mesma companhia, infelizmente para os donos das consolas da Microsoft será mesmo esse o caso. Os contratos já foram assinados algum tempo atrás e serão mesmo cumpridos, já terá sido confirmado pela própria Bethesda. As boas notícias são que ao tudo indica o acordo com a Sony deverá ser de apenas exclusivo temporário, deixando assim a sua chegada às consolas Xbox praticamente assegurada, após o fim desse acordo, que deverá terminar 6/12 meses depois do seu lançamento original nas consolas PlayStation. 

Outra grande questão que se coloca, estará relacionado com o futuro um pouco mais distante, muitos jogadores se perguntam se as suas franquias favoritas irão tornar-se exclusivos Xbox e PC. A resposta pelo menos para já é um pouco confusa e incerta, a Microsoft já confirmou esta semana que sim, irão haver exclusivos para as suas plataformas a ser desenvolvidos pela Bethesda, para saber quais os jogos em questão teremos que aguardar pelos seus anúncios oficiais. Teremos Fallout, The Elder Scrolls ou Dishonored exclusivos nas consolas da Xbox? 

Embora a possibilidade de algumas propriedades da companhia ser tornarem exclusivos da Microsoft esteja confirmada, esse poderá não ser o caso para algumas delas. Ao que tudo indica até ao momento, irá haver algum distanciamento entre as companhias, ou seja, a Microsoft parece que irá abordar esta compra como fez com a Mojang, DoubleFine e Undead Labs. Mantendo assim a maioria das posições e cargos, a conferência E3 da companhia ao que se especula também deverá continuar de forma independente, a Bethesda parece que irá manter ainda assim alguma independência. Tim Stuart, diretor financeiro da Xbox disse: "Queremos esse conteúdo a longo prazo, que seja primeiro ou melhor, e que seja uma experiência diferenciada, nas nossas plataformas" o que nos remete para algum tipo de exclusividade de lançamento ou conteúdos nas plataformas da companhia.

Sem dúvida que a melhor novidade será para os detentores do Xbox Games Pass, os jogos da Bethesda seguirão o trajeto dos restantes jogos da Xbox Games Studios e irão integrar o serviço ainda esta semana. A maior expetativa será em ver se os futuros lançamentos da Bethesda irã integrar também o pass no seu dia de lançamento, o que tornaria este serviço ainda mais apetecível para qualquer jogador.   

Enviar um comentário

2 Comentários