A PS4 PRO VALE A PENA?

A Playstation 4 Pro vai começar a ser distribuída a 10 de Novembro depois da pré-venda estar a fazer um sucesso, mas será que vale a pena substituir a sua Playstation 4 original ou a versão Slim por esta ''Ultimate Gamer Station''?

Em primeiro lugar, a consola tem o design um pouco diferente, sendo que foi adicionado um 3º andar, não que eu ache que fosse necessário, mas por questões de marketing, é preciso realçar a sua potencia através da sua estrutura exibindo-se assim mais robusta, ate mesmo maior que o PS4 original.



Em termos de hardware existem diversas melhorias. A Sony afirma que o processador é o mesmo nas duas consolas e a fabricante, a AMD, afirma que a velocidade do da versão Pro é maior do que o da original.

Quando o assunto é processamento gráfico, a versão Pro aniquila por completo a Playstation original.
A versão Pro consegue operar 4,2TFLOP/S enquanto a original apenas uns meros 1,84TFLOP/S.
Este salto serve para acomodar o 4K de que a versão Pro tem suporte.



O WI-FI da Pro também recebeu um upgrade ao incluir 802.11ac e um salto na tecnologia Bluetooth, da versão 2.1 para a 4.0. Estes upgrades também foram lançados junto com a versão Slim.
Em termos de Ram, ambas permanecem idênticas o que me parece bastante razoável visto que 8gb GDDR5 é o suficiente para correr qualquer jogo na perfeição ainda para mais optimizado para a Playstation.

Só vimos mesmo grandes diferenças na GPU, no processamento gráfico, e também é aqui onde se situa o porquê de uma nova consola.
Esta nova versão Pro vai suportar a resolução 4K, e não há duvidas que é para ai que caminhamos, mas neste momento vão ser poucos os jogos com suporte para esta resolução. Entre eles vão estar o The Last of US que vai ter a opção de correr a 4K@30fps ou 1080p@60fps e o Days Gone que vai sofrer um upscalling para correr em 4K.

Os desenvolvedores tem que ser muito inteligentes e saber que para conseguir uma boa performance 4K tem de encontrar o balanço perfeito entre renderização nativa e as tecnologias de upscalling usadas.
A PS4 Pro não é potente o suficiente para correr um jogo em 4K com todos os gráficos no máximo, como se fosse um PC de 2000€, mas com a optimização perfeita, os resultados conseguem impressionar.



A versão Pro não traz leitor Blu-Ray 4k, mesmo assim, a Netflix, o Youtube, entre outros, disponibilizam conteúdo nessa resolução.

Respondendo a pergunta inicial, não tenho duvidas que a PS4 Pro é um passo substancial nesta curta vida da Playstation 4, mas jogar o ''verdadeiro'' 4K vai ser difícil de conseguir sem comprometer a qualidade dos gráficos. Só deverá mesmo fazer o upgrade se tiver uma televisão 4K ou estiver com planos em comprar uma, senão, não há nada na PS4 Pro que valha a pena gastar esse dinheiro extra, pelo menos por enquanto.


Enviar um comentário

1 Comentários